Fiação e conectores do estator / bateria
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Fiação e conectores do estator / bateria
Fala pessoal, beleza.
Logo depois de um tempo que eu comprei a moto que comecei a fazer uns passeios e tal, vira e mexe queimava um fusível. Como no porta fusíveis da Pégaso dá para por 3, eu simplesmente ia lá, tirava um, colocava outro e seguia viagem.
Acontece que essa queima de fusíveis estava ficando muito recorrente. Era toda hora... Aí o que eu fiz foi mudar ela inteira para faróis LED e dar uma geral em todas as conexões e fios, com solda estanho e tubo termo retrátil, aquele que você coloca antes de juntar um fio no outro pra soldar, que você acende um isqueiro nele depois e ele encolhe 50%.
https://clubepegaso650.directorioforuns.com/t26-aprilia-pegaso-full-led-isso-mesmo-full-led
Enfim, o problema de queimar fusível resolveu, mas aí surgiu um outro problema... Agora, vira e mexe a bateria ficava sem carga. Eu ia dar partida na moto e ela só girava o motor de arranque, fazia tipo um tec tec bem rápido, sem girar o motor.
Já estava de saco cheio, pois eu havia ficado na estrada e tive que voltar de guincho, porque a bateria acabou por completo no Rodoanel.
Eu me lembro que havia feito algumas medições umas semanas antes e estava dando 16 volts no multímetro, mas mesmo assim eu decidi pegar estrada - burro demais né.... mas foi assim que aprendi! - .
Então, troquei o retificador regulador de voltagem e aí a moto voltou a marcar 12.5 volts em lenta e por volta dos 14.5 volts em alta. Pensei que estava tudo bem, só que não.
https://clubepegaso650.directorioforuns.com/t42-troca-do-retificador-regulador-de-voltagem
Havia um mau contato em um dos conectores que eu havia feito, e esse conector vinha do estator e mandava para a bateria e para o retificador. Segue a foto do danado:
Por causa disso, olha a medição que eu obtive com a bateria desconectada da moto, na bancada:
11.35 volts! A bateria estava toda descarregada.
Ao colocar na moto, não passava de 11.8 volts!
Com esses valores, já dava pra sacar que tinha algo errado, o problema era saber o quê! Já que o retificador é novo, a bateria, apesar de ser da marca Route, tinha exatamente 1 ano, então era difícil desconfiar da bateria também.
Então eu comecei a desconfiar do estator, mas se fosse estator, não teria nem faísca para mandar para a vela e ligar a moto. Nesse meio tempo, meu pai trouxe uma bateria dele da Yuasa para poder descartar a possibilidade de que o problema não era na bateria. Mesmo com a bateria da Yuasa, minha moto não carregava de jeito nenhum quando ligava, não passava de 12 volts.
Então eu peguei o retificador antigo e substituí pelo novo para descartar de que não era o retificador. Acontece que, naquele tira e põe, ao fazer a medição, tinha hora que dava 12 volts e tinha hora que dava 14.5! Eu comecei a pirar, pois não estava acreditando que o retificador novinho já tinha ido pro beleléu! Mas não!!! Depois, para certificar, ter certeza absoluta que não tinha como ser o retificador, quando eu coloquei o novo, deram os mesmos 14.5 volts!!!
Puts... Fiquei louco né?? Como desconfiar de um simples mau contato?? Pois é... Era só um mau contato na fiação!
Descobri que ao mexer os fios na hora da medição com o multímetro, naquele conector da foto lá em cima, a medição dava 14.5, então matei que era ali que estava o problema.
Portanto, seguem as fotos do reparo da fiação estator-bateria-retificador:
Como disse nosso amigo do grupo, o Jason, o segredo é persistir, em vez de sair comprando bateria nova, retificador novo, querer abrir estator, pois por causa de um simples mau contato, a gente pode ir a loucura, mas era só um mau contato!
Depois de arrancar essa baralhada de fio podre, pra não falar outra coisa, a medição ficou constante em 14.58 volts com a bateria da Yuasa que usei só para testar, pois a da Route estava carregando. Só um lembrete: A medição deve ser feita com a moto em alta e com os faróis acesos.
E para carregar a bateria Route, eu deixei ela carregando em lenta flutuante, por 2 dias, até acender o LED verde dizendo que a carga estava completa:
Outra dica do pessoal do grupo: Carregar a bateria sempre em lenta flutuante. Após a carga completa, deixar a bateria isolada por 24 horas antes de montar na moto. Após o período de 24 horas, medir e ver se ela não baixou de 12.3 volts. Se ok, montar na moto e, ao dar partida, não pode baixar de 10 volts, pois aí a bateria está ruim.
Lembrando que, os valores de referência são:
Logo depois de um tempo que eu comprei a moto que comecei a fazer uns passeios e tal, vira e mexe queimava um fusível. Como no porta fusíveis da Pégaso dá para por 3, eu simplesmente ia lá, tirava um, colocava outro e seguia viagem.
Acontece que essa queima de fusíveis estava ficando muito recorrente. Era toda hora... Aí o que eu fiz foi mudar ela inteira para faróis LED e dar uma geral em todas as conexões e fios, com solda estanho e tubo termo retrátil, aquele que você coloca antes de juntar um fio no outro pra soldar, que você acende um isqueiro nele depois e ele encolhe 50%.
https://clubepegaso650.directorioforuns.com/t26-aprilia-pegaso-full-led-isso-mesmo-full-led
Enfim, o problema de queimar fusível resolveu, mas aí surgiu um outro problema... Agora, vira e mexe a bateria ficava sem carga. Eu ia dar partida na moto e ela só girava o motor de arranque, fazia tipo um tec tec bem rápido, sem girar o motor.
Já estava de saco cheio, pois eu havia ficado na estrada e tive que voltar de guincho, porque a bateria acabou por completo no Rodoanel.
Eu me lembro que havia feito algumas medições umas semanas antes e estava dando 16 volts no multímetro, mas mesmo assim eu decidi pegar estrada - burro demais né.... mas foi assim que aprendi! - .
Então, troquei o retificador regulador de voltagem e aí a moto voltou a marcar 12.5 volts em lenta e por volta dos 14.5 volts em alta. Pensei que estava tudo bem, só que não.
https://clubepegaso650.directorioforuns.com/t42-troca-do-retificador-regulador-de-voltagem
Havia um mau contato em um dos conectores que eu havia feito, e esse conector vinha do estator e mandava para a bateria e para o retificador. Segue a foto do danado:
Por causa disso, olha a medição que eu obtive com a bateria desconectada da moto, na bancada:
11.35 volts! A bateria estava toda descarregada.
Ao colocar na moto, não passava de 11.8 volts!
Com esses valores, já dava pra sacar que tinha algo errado, o problema era saber o quê! Já que o retificador é novo, a bateria, apesar de ser da marca Route, tinha exatamente 1 ano, então era difícil desconfiar da bateria também.
Então eu comecei a desconfiar do estator, mas se fosse estator, não teria nem faísca para mandar para a vela e ligar a moto. Nesse meio tempo, meu pai trouxe uma bateria dele da Yuasa para poder descartar a possibilidade de que o problema não era na bateria. Mesmo com a bateria da Yuasa, minha moto não carregava de jeito nenhum quando ligava, não passava de 12 volts.
Então eu peguei o retificador antigo e substituí pelo novo para descartar de que não era o retificador. Acontece que, naquele tira e põe, ao fazer a medição, tinha hora que dava 12 volts e tinha hora que dava 14.5! Eu comecei a pirar, pois não estava acreditando que o retificador novinho já tinha ido pro beleléu! Mas não!!! Depois, para certificar, ter certeza absoluta que não tinha como ser o retificador, quando eu coloquei o novo, deram os mesmos 14.5 volts!!!
Puts... Fiquei louco né?? Como desconfiar de um simples mau contato?? Pois é... Era só um mau contato na fiação!
Descobri que ao mexer os fios na hora da medição com o multímetro, naquele conector da foto lá em cima, a medição dava 14.5, então matei que era ali que estava o problema.
Portanto, seguem as fotos do reparo da fiação estator-bateria-retificador:
Como disse nosso amigo do grupo, o Jason, o segredo é persistir, em vez de sair comprando bateria nova, retificador novo, querer abrir estator, pois por causa de um simples mau contato, a gente pode ir a loucura, mas era só um mau contato!
Depois de arrancar essa baralhada de fio podre, pra não falar outra coisa, a medição ficou constante em 14.58 volts com a bateria da Yuasa que usei só para testar, pois a da Route estava carregando. Só um lembrete: A medição deve ser feita com a moto em alta e com os faróis acesos.
E para carregar a bateria Route, eu deixei ela carregando em lenta flutuante, por 2 dias, até acender o LED verde dizendo que a carga estava completa:
Outra dica do pessoal do grupo: Carregar a bateria sempre em lenta flutuante. Após a carga completa, deixar a bateria isolada por 24 horas antes de montar na moto. Após o período de 24 horas, medir e ver se ela não baixou de 12.3 volts. Se ok, montar na moto e, ao dar partida, não pode baixar de 10 volts, pois aí a bateria está ruim.
Lembrando que, os valores de referência são:
- De 13 a 13.5 volts, em lenta - OK;
- De 14 a 14.5 volts, no máximo 15 volts, andando - OK;
- Acima destes valores, ou o retificador foi pro saco e a bateria também está indo, ou o aparelho de medição está com defeito, por isso sempre verificar com mais de um multímetro.
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